FATOS POLICIAIS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

HISTÓRICO DE LIMOEIRO DO NORTE


Suas origens
As primeiras ocupações pelos brancos europeus datam do ano de 1867 – havia quase dois séculos do início da ocupação portuguesa no Brasil – quando o sargento-mor João de Sousa Vasconcelos estabeleceu-se no sítio São João das Várzeas.

Algum tempo depois, essas e outras terras foram ocupadas por imigrantes provenientes dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, formando novos redutos. Estes foram elevados a povoados, dos quais se destacaram os de Limoeiro e “Tabuleiro de Areia”, que depois viria a ser a atual Tabuleiro do Norte. Limoeiro do Norte já foi distrito de Russas, assim como Tabuleiro do Norte. A pós a separação Limoeiro-Russas, o então distrito de Tabuleiro ficou integrado à comunidade limoeirense, desta desmembrando somente quando da emancipação política tabuleirense.

Manifestações religiosas
Um padre chamado Vicente Rodrigues da Silva e seus irmãos, José e Antônio, lançaram a idéia da construção de uma capela no povoado, doando faixas de terra para sua edificação. Os atos inaugurais da capela de Nossa Senhora da Conceição, em homenagem àquela que seria a padroeira da cidade, realizaram-se no dia 9 de dezembro de 1845. A antiga capela é hoje a Igreja Matriz do município.

Emancipação política
A fazenda, que depois de sediar uma capela deu início ao povoado, foi elevada à categoria de vila no dia 22 de dezembro de 1878, com sede em São João do Jaguaribe.

Dezenove anos depois, a emancipação política dá-lhe o status de Município de Limoeiro do Norte, em 30 de agosto de 1897. Todos os anos, o referido dia é lembrado pelos gestores municipais, com realização de alvorada, hasteamento de bandeira, conscientização à memória de luta, homenagens a cidadãos de destaque e muitas inaugurações.

Dias atuais

"Cidade-Pólo"

Com 55.474 habitantes, conforme censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Limoeiro do Norte urbanizou-se ao longo do tempo até se tornar uma cidade-pólo na rede urbana da microrregião do Baixo Jaguaribe. Com sua economia - mais concentrada no setor de serviços – aquecida pelo avanço do agronegócio, o modelo moderno de agricultura irrigada é responsável pela entrada de mais de R$ 1 milhão por mês absorvido na economia local, em que trabalham várias multinacionais, estas que produzem mais R$ 60 milhões de reais por ano nas exportações. O município também sedia diversas entidades regionais:

Vara da Justiça Federal, vinculada ao Tribunal da 5ª Região sediado no Recife – PE; Procuradoria da República; Junta da Justiça do Trabalho, subordinada ao Tribunal da Justiça do Trabalho do Ceará; sub-seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – CE); sub-seção do Conselho Regional de Enfermagem (Coren); sede da sub-seção do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do CE; (CREA) sede regional da UNIMED e UNICRED Vale do Jaguaribe; unidade regional da Companhia Energética do Ceará (COELCE); duas varas da Justiça – Fórum subordinado ao Trbunal de Justiça do Estado do Ceará; sede do Rotary Club, vinculado ao 4.490º Distrito Rotário, filiado ao Rotary International; Hospital Regional Deoclécio Lima Verde e Hospital São Raimundo; IV Companhia de Polícia Militar, subordinada ao 1º Batalhão de Polícia Militar; Grupamento do Corpo de Bombeiros do Ceará; unidade administrativa do IBAMA; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); núcleo da 10ª Célula Regional de Saúde (Ceres), vinculada a 11 municípios.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE LIMOEIRO DO NORTE

PREFEITOS

ESPORTE

LIMOEIRO, FUNDADO EM 24 DE JANEIRO DE 2001

2005 O Limoeiro fez grande campanha na Série C de 2004. O clube terminou a competição em quarto lugar. O artilheiro Paloma se mantém no clube. O atacante terá a missão de comandar o time no Estadual.
Marleudo; Givanildo, Uélson, Claudecir e Beto Quixeré; Aroldo, Jardel, Rincón e Gilson Maratá; Paloma e Nissinho. Técnico: Oliveira Canindé

2004 O time tem atletas de quase todas as cidades da região. O técnico é Artur Ribeiro do Carmo. O elenco não tem grandes estrelas, mas terá as voltas de Marleudo e Givanildo, que foram revelados pelo Limoeiro e saíram depois para defender outros clubes pelo Brasil. Marleudo; Givanildo, Eduardo, Biel e Célio; Nildo, Ozanã, Cláudio e Lequinha; Vivi e Café. Técnico: Artur Ribeiro do Carmo.

2003 A volta do técnico Jorge Pinheiro comandando o time no banco é a novidade do Limoeiro para o certame. O treinador disse que espera ter mais êxito do que o conseguido em 2002, quando ainda salvou a equipe do rebaixamento.Claudevan; Denilson, Haroldo, Biel e Márcio Silva; Wilsinho, Assis, Ozanan e Lequinha; Pipoca e Claudinho.Técnico: Jorge Pinheiro.

2002 O Limoeiro foi campeão da segundonda cearense em 2001. Este ano, a meta do time limoeirense é se manter na divisão de elite do futebol cearense. O técnico é Erandir Chaves. Max; Gilberto, Jaerdes, Biel e Beto Quixeré; Oliveira, Ozanan, Moacir e Claudinho; Sissi e Paulinho Limoeiro.

H O Limoeiro Futebol Clube substitui o Esporte Clube Limoeiro, que pediu licença à Federação Cearense de Futebol. O antigo Esporte Limoeiro só atuará nas divisões na divisões de base e no amadorismo. Logo no seu primeiro torneio profissional, o Limoeiro FC garantiu o título da Segunda Divisão e a vaga para a Primeira Divisão Estadual.

SIMBOLOS MUNICIPAIS DE LIMOEIRO DO NORTE

BANDEIRA MUNICIPAL
HINO MUNICIPAL

Limoeiro, Limoeiro
Cantamos em seu louvor!
Tu és bandeira de glória
No mastro do nosso amor
És escola e oficina
De um povo trabalhador

Outrora gigantes bravos
Que no teu seio aportaram
Eram também bandeirantes
Que o Jaguaribe cruzaram!
Sem esmeraldas nos sonhos,
A terra boa encontraram

Limoeiro, Limoeiro...

No palco nobre da vida,
Soprou-te a aura envolvente!
Puseste as mãos em teu campo
Plantaste nele a semente;
Tua cidade floresce
Neste Brasil continente

Limoeiro, Limoeiro...

Tuas planícies nos mostram,
A luta que nos apraz
A busca pelo saber,
Pelo trabalho que faz
Erguer a fronte do povo,
Amar a fonte da paz.

Limoeiro, Limoeiro...

Que belas carnaubeiras

HINO MUNICIPAL

Volteiam tua paisagem!
São vincos que te sustentam,
São elos da tua imagem...
Por si, sós, uma aquarela,
Incentivando coragem.

Limoeiro, Limoeiro...

O Jaguaribe em teu seio,
Sereno, doce, a correr,
Projeta veias profundas
No solo que vai beber
As águas que passam nele,
Impondo o lema – VENCER!

FONTE - REVISTA OBOÉ

À luz da filosofia da história, que tem como foco interpretrar os fatos, não no sentido meramente cronológico, num contexto tempo e espaço, mas, certamente, voltada para a dinâmica dos movimentos culturais da humanidade, de um País, de uma Região, devemos entender a criação das Academias, como um acontecimento marcante para essa mesma humanidade como sinal inequívoco do seu progresso e na afeição das suas tradições culturais.

A Academia Limoeirense de Letras, que teve a sua instalação oficial em 16 de março de 2001, segundo os seus fundadores " repousa em propiciar um apóio mais efetivo ao desenvolvimento do culto às letras, no Município de Limoeiro do Norte, Região Jaguaribana e à formação de novos expoentes, como uma reserva de valores para o futuro ".

Essa Academia de Letras foi semeada sob os auspícios do Rotary Club Limoeiro, quando, então, o rotariano e escritor – Francisco Irajá Pinheiro visualizou a idéia , cabendo ao Presidente dessa célula rotária, no Ano de 2000/2001 – João Vianey Craveiro Holanda abraçar esse ideário cultural e ser implementada pelo sociólogo – Marcelino de Castro Queiroz Serra.

Nesse afã tão próprio da gente dessa terra, A Academia Limoeirense de Letras é fruto, certamente, do idealismo e do trabalho dos filhos da Princesa do Jaguaribe, terra generosa para os seus filhos e os que a procuram, unidos : intelectuais de escol visando elevar o nome da terra limoeirense, cantar suas suas riquezas naturais e expandir a sua cultura além fronteiras do Vale do Jaguaribe.

Entre o universo desses intelectuais da terra dos jaguares, podemos destacar alguns poucos entre os muitos : Dr.: Aécio de Castro, beletrista e ilustre limoeirense, seu primeiro presidente; Prof. Tarcísio Pinheiro, brilhante mestre de Literatura; Mons. João Olímpio Castelo Branco, culto sacerdote, orientador espiritual de muitas gerações; Padre Francisco de Assis Pitombeira, exemplar rotariano e propulsor da educação da juventude jaguaribana, como diretor eterno do Ginásio Pe. Anchieta; Francisco Irajá Pinheiro, rotariano de primeira linha, poeta e escritor; Prof. Pergentino Nunes; José Expedito de Sousa Araújo, singular figura humana, sempre devotada à causa cultural do Vale do Jaguaribe e tantos outros que seria impossível elencá-los no presente

Como reflexão final, o foco desse laboratório de Cultura, a Academia Limoeirense de Letras, é ter a missão precípua de materializar " a grande política de espírito " em defesa das tradições de civilidade e na orientação das múltiplas atividades da terra dos jaguares, exigindo ser compreendida, na expressão das suas atividades criadoras, como uma força de reconhecimento e estímulo, a qual acolherá em seu seio seres elevados, de todos os credos e filosofias, sempre que comprometidos e vocacionados para a Cultura.A sua missão maior se destina,na nobreza do seu papel histórico, a cultuar o nosso idioma, a memória das gerações dessa terra e os eternos valores da gente jaguaribana. O sucesso presente dessa Academia de Letras se perpetuará no futuro, pois, está alicerçada na vocação cultural dessa plaga nordestina, desde os seus primórdios, noutras palavras : " direitos inabaláveis à gloria dos dias de amanhã, direitos reservados aos homens de fé ", segundo Dom Hélder Câmara, cearense de monta, prelado dos mais prestigiados do Brasi

CAPELA DE ESPINHO - LIMOEIRO DO NORTE

Primeira igreja no Ceará feita completamente na arquitetura gótica, é uma das mais belas do Vale do Jaguaribe e fica situada na comunidade de Sítio Espinho, às margens da BR-116.
A festa de Santa Luzia expressa a religiosidade do povo limoeirense, que todos os anos vai aos milhares assistir à missa na famosa capela, fundada em 1958.

Recentemente, o largo da capela foi reformado, com calçamento de praça, retirada do muro que a rodeava e instalação de uma estátua de mais de dois metros em homenagem a Santa Luzia.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE LIMOEIRO DO NORTE

GRUTAS DE LAMPUÃO

Por esse local cercado pelas águas do Rio Jaguaribe a memória local registra que até Lampião pediu passagem.

Oportunizando aos banhistas uma linda paisagem com águas correntes, uma ilha de pedras, algumas grutas submersas e várias outras expostas completam a beleza da natureza do lugar rochoso de maciços antigos.

Segundo a história local, Lampião e seu bando, fugidos de uma batalha em Mossoró (RN), passaram por uma gruta nos Morros, que até hoje é conhecida por “Gruta de Lampião”. Quem vai aos Morros, não perde a oportunidade de saltar na água direto de uma oiticica de 20 metros.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE LIMOEIRO DO MORTE

CHAPADA DO APODI

Um dos relevos mais antigos do Nordeste – data da Era Cenozóica – a Chapada do Apodi ocupa a zona leste do município de Limoeiro do Norte.

Seu maior destaque tem sido na produção agropecuária, sendo considerada a região mais fruticultora do Ceará. O agronegócio desponta com a instalação de empresas multinacionais, produtoras de abacaxi, melão, banana, melancia, mamão etc., colocando o Ceará entre os maiores exportadores brasileiros de algumas culturas agrícolas.

E a fertilidade da Chapada possibilita o cultivo até de plantas adversas ao clima local, como uva, ata, figo e papaia, uma planta exótica cujos frutos fazem parte da culinária refinada.

O turismo agrícola é feito visitando e conhecendo toda a infra-estrutura de algumas empresas. Além disso, os mais de 250 metros de altura do local permitem uma bela visão da cidade.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE LIMOEIRO DO NORTE

IGREJA MATRIZ DE LIMOEIRO DO NORTE

Berço da ocupação desde quando o município era apenas uma vila, a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição guarda 163 anos de história.

Berço da ocupação desde quando o município era apenas uma vila, a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição guarda 163 anos de história.

Era nove de dezembro de 1845 quando Padre Vicente Rodrigues e seus irmãos, José e Antonio Vicente, inauguraram a idealizada capela naquele povoado – faixas de terra foram doadas à diocese católica.

Liderada pelo vigário João Olímpio Castelo Branco, a igreja passa atualmente por reformas no teto e na fachada, o que possibilitará mais beleza e comodidade para os fiéis.
FONTE - SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO NORTE

ESCOLAS DE LIMOEIRO DO NORTE

AABB- Comunidade
R. José Brito
Anexo: Antônio Gabriel de Almeida
Congo II
Luenir-9222-2247
Anexo: Assoc. Artesanal e Cul. Ana Mendes
Rua: Pe. Vicente
9933-5755
Anexo: Carmelita Setúbal Prourb I
Limoeiro Alto
9211-1144
Anexo: Creche Beija-Flor
Bom Jesus I
9236-7428
Anexo: Creche Criança Feliz
Sítio Ilha
Anexo: Curumim
Sítio Ilha
Eurenice-9212-8005
Anexo: Faustino de Albuquerque
Gangorra
3447-0134
Anexo: Francisca M.de Freitas Prourb II
Luis Alves
Anexo: Maria do Patrocínio Reges
Sapé
8802-6738
Anexo: Monsenhor Oliveira
Tabuleiro Alto
9615-1922
Anexo: Pe. Anchieta
Croatá de Baixo
Anexo: Pe. Célio Conrado
Tanquinhos
Anexo: Professor Pergentino
Canto Grande
Anexo: Rosa Teresa de Jesus
Limoeiro Alto
9218-3578
Anexo: Unidade Escolar NH-4
Setores
9217-5207
Anexo: Unidade Escolar NH-5
Setores
9217-5207
APAE- Assoc. de Pais e Amigos Excepcionais
R. Cel. Alexandrino
CEI – Centro de Educação Infantil
Boa Fé
8824-4222
E.E.B. Ministro Allysson Paulinelli
Limoeiro Alto
9207-9484
E.E.F. Antônio Alonso de Oliveira
Jenipapeiro
9235-8990
E.E.F. Antonio de Castro Pereira
C. de Areia
8832-6320
E.E.F. Antonio de Castro Pereira
C. de Areia
8816-4827
E.E.F. César Cals Neto
Sucupira
9602-6754
E.E.F. César Cals Neto
Sucupira
9602-6754
E.E.F. Deputado Manoel de Castro
Km 60
E.E.F. Estefânia Pinheiro
São Raimundo
9916-3764
E.E.F. Ester Guimarães Malveira
Sede
8809-5715
E.E.F. Ester Guimarães Malveira
Sede
9237-5557
E.E.F. Francisco da Silva Luz
Bom Fim
9207-1159
E.E.F. Francisco da Silva Luz
Bom Fim
9234-8213
E.E.F. Francisco de Sales Bandeira
Pedra Branca
9615-1922
E.E.F. Francisco Jacy Luz
Bom Nome
9902-7559
E.E.F. Francisco Jacy Luz
Bom Nome
9214-5744
E.E.F. João Adolfo de Assis Maia
Maria Dias
8801-2881
E.E.F. João Batista Ribeiro
Tomé
9615-5021
E.E.F. João Luis Maia
Espinho
9203-5219
E.E.F. João Luis Maia
Espinho
8812-1098
E.E.F. Joaquim Dino Gadelha
Cabeça Preta
9225-6113
E.E.F. Joaquim Dino Gadelha
Cabeça Preta
9913-9213
E.E.F. José Alves de Moura
Arraial
3423-5657
E.E.F. José Alves de Moura
Arraial
9208-2306
E.E.F. José Cândido da Costa
Várzea do Cobra
8821-5557
E.E.F. José Hamilton de Oliveira
Luis Alves
9223-5277
E.E.F. Judite Chaves Saraiva
Sede
9227-6167
E.E.F. Judite Chaves Saraiva
Sede
3423-2763
E.E.F. Maria Aridina V. de Andrade
Bom Jesus II
8821-6850
E.E.F. Maria Idalina de Freitas
Boa Fé
8827-3043
E.E.F. Maria Idalina de Freitas
Boa Fé
9204-3783
E.E.F. Miguel Vieira de Melo
Ingarana
9921-6319
E.E.F. Mª Gonçalves da Rocha Leal
Sede
8812-0970
E.E.F. Mª Gonçalves da Rocha Leal
Sede
8807-4376
E.E.F. Pe. Acelino Viana Arraes
Sítio Socorro
9232-6875
E.E.F. Pe. Joaquim de Meneses
Sede
9215-9797
E.E.F. Pe. Joaquim de Meneses
Sede
9908-9288
E.E.F. Profª Mª Augusta de Araújo
Faceira
9234-5482
E.E.F. Profª José Afonso F. Maia
Bixopá
E.E.F. Profª Mª Elvanisa M. F. Silva
Bom Jesus I
8804-7886
E.E.F. Raimundo Felipe Santiago
Santa Maria
9208-2308
E.E.F. Raimundo Felipe Santiago
Santa Maria
9935-2023
E.E.F. Terezinha Landin Estácio
B. J. do Cruzeiro
9241-4786
E.E.F. Valdetrudes Edith Holanda
Bom Nome
9218-5901
E.E.F. Valdetrudes Edith Holanda
Bom Nome
9291-5788
E.E.F. Wilson Estácio de Sousa
Sítio Ilha
E.E.F.Lucas Evangelista
Baixa Grande
9608-5739
EEF: Liceu de Artes e Ofícios
Sede
9215-4134
EEF: Liceu de Artes e Ofícios
Sede
8821-8818
Unidade Escolar NH-6
Setores
9232-8476
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE LIMOEIRO DO NORTE

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

NOTÍCIAS DO BRASIL

QUAL É A MELHOR CIDADE DA DIVISA RN/PB PARA FAZER CARREIRA E MORAR?

Minha lista de blogs